Segundo Frank Smith: “do ponto de vista da linguagem, a leitura não exige nada além daquelas habilidades que o cérebro necessita para compreender a fala”. Para ler utilizamos muito mais que os olhos, para compreender a leitura necessitamos também dos mecanismos da memória e da atenção .
Existem muitas teorias de como a leitura deveria ser ensinada, mas deveriámos nos preocupar de como adquirímos a leitura. O que o professor precisa é compreender cada criança em particular, o que é fácil ou difícil para ela, sem essa compreenção os professores não podem tomar a decisão de que material e método devem usar.
Para aprender a ler uma criança precisa de dois requisitos básicos:
- A disponibilidade de marterial interessante e que faça sentido para o aluno. Por favor, temos que compreender que as vezes o que é interessante para nós, para outros é muito chato.
- E ter a orientação de um leitor mais experiente e compreensivo como um guia.
Mas a verdade é de que leitura não pode ser ensinada para as crianças, nós só temos é de tornar a aprendizagem possível. A leitura é conquistada com a experiência e não com o ensino. As crianças nascem aprendendo, não precisamos treinar uma criança para aprender, nós só temos que evitar interferir em suas aprendizagens. Elas só fracassarão se tiverem a idéia errada do que é leitura, com isso uma criança pode não querer ler.
Frank Smith dá dois conselhos em seu livro para uma boa leitura:
“- Primeiro, relaxe. A ansiedade em relação à capacidade de compreender e de lembrar pode tornar qualquer leitor funcionalmente cego. Você pode não se dar conta de que a ansiedade tem esse efeito, mas quanto mais preocupado você estiver em ler este livro, menos probabilidade você terá de compreendê-lo. Procure curtir o livro, deixe-o de lado por um tempo se você estiver aborrecido ou confuso, e deixe o seu cérebro tomar conta do resto .
- Minha segunda sugestão é que você não deve tentar memorizar nada do que você ler neste livro. O esforço para memorizar é completamente destrutivo para a compreensão. Por outro lado, havendo compreensão, a memorização tomará conta de si mesma, o seu cérebro tem mais experiência do que você imagina na tarefa de buscar sentido em um mundo complexo, e de lembrar o que é importante."
Éveron Almeida Rodrigues
Everon
ResponderExcluirBom saber que você leu e gostou do Smith. Acho que faltou um pouco de sua posição, de sua crítica no que se refere ao texto do teórico. Minha impressão se dá, talvez, pelo excesso de citações em seu post (embora citações tenham grande valor!)
Miguel