Em seu livro Leitura Significativa, Frank Smith mostra que quando estamos lendo sem dúvidas utilizamos nossos olhos para que possamos enxergar, porém é um erro o leitor acreditar que está lendo com os olhos, ou que os olhos são responsáveis pela visão. Os olhos apenas colhem a informação e transmitem ao cérebro, e o cérebro é quem nos dá a capacidade de poder ver.
Além disso, Smith traz também em seu livro quando fala da relação cérebro/visão dois pontos significativos que nos proporcionam a informação necessária para que possamos entender o que estamos lendo. São eles: informação visual e informação não visual. A informação visual é aquele texto que podemos enxergar. Porém nem sempre enxergar é sinônimo de poder ler, muitas vezes não possuímos essa capacidade, pois o texto pode estar escrito em um idioma a qual não entendemos ou até mesmo quando escrito em nosso idioma não saibamos o significado das palavras que o compõe. A informação não-visual está em nossa mente, está além dos nossos olhos. É quando mesmo sem estarmos lendo, mesmo sem estar escrito no texto, sabemos o que o texto, palavra ou frase que dizer, pois já possuímos um certo conhecimento sobre o assunto.
E dentre a relação informação visual/informação não-visual ocorre a chamada visão túnel, consequência de estarmos lendo no texto e não possuirmos nenhum conhecimento sobre o que está escrito.
Gisandra Cemin da Rocha

Gisandra
ResponderExcluirComo vai?
Bom saber que você percebeu a importância do não-visual na leitura.
Abraço
Miguel
maravilhoso
ResponderExcluir