A leitura nos dias de hoje é desapreciada pelos jovens, de faixas etárias variadas, que encontram muitas vezes como principal obstáculo a dificuldade na compreensão dos textos. Essa dificuldade deriva-se de vários fatores, como por exemplo, a falta de conhecimento prévio, um aluno do ensino médio não compreenderá um texto de filosofia como, por exemplo, “Além do bem e do mal” de Nietzsche se não estiver familiarizado, habituado com a estrutura textual e o conhecimento necessário para tal leitura, assim sendo criando uma visão túnel, falta de sentido é a principal característica da visão túnel, ele lê sem compreender, pois a linguagem não lhe é familiar, essa falha na assimilação do conteúdo na maioria das vezes atrapalha o interesse do leitor, que acaba muitas vezes por desestimular-se na prática de leitura, pois ela se torna demasiada maçante, os professores devem então auxilia-los e acompanha-los em tal processo, mas ao mesmo tempo tentar não interferir na liberdade de compreensão dos alunos, e sim estimular a leitura, de maneira que tal material traga interesse aos alunos e faça sentido a eles.
Existe a crença que a leitura precisaria ser ensinada, porém essa idéia é errônea, as pessoas já nascem com a capacidade de ler, essa habilidade é tão natural como o ato de falar ou pensar, o que é necessário ser feito é o estimulo da prática de leitura e o direcionamento por meio daqueles que são os mais importantes nesse processo, ou seja, os professores, que na maioria das vezes falham nessa missão, pois se baseiam em um sistema metodológico ultrapassado que tem como principal característica a opressão dos alunos, a imposição de idéias que só tendem à causar a rejeição dos alunos por tal habito , o papel do professor deve ser de estimular e direcionar os alunos sem limitá-los a dogmas e paradigmas, esses por sua vez desenvolverão a habilidade de leitura naturalmente, encontrarão na leitura um universo novo, fonte de grande prazer e cultura.
Nos tempos atuais a tecnologia passou a ser parte do nosso cotidiano e está presente cada vez mais em nossa vida, a internet, por exemplo, é a principal ferramenta da interação e interatividade na busca do conhecimento, todavia o sistema de ensino ainda não está totalmente dotado dessa capacidade, não é raro encontrarmos escolas com salas de informática fechadas ou com computadores fora de uso ou até mesmo professores que preferem se manter na metodologia clássica, assim sendo, retardando o processo de aprendizagem, abdicando dessas novas tecnologia, fonte de conhecimento tão atual e que nos permite interagir rapidamente nesse mundo que está cada vez mais globalizado. Portanto devemos pensar em novos caminhos, meios para alcançar um objetivo velho que à muito vem sendo perseguido, porém sem resultados novos e longe do verdadeiro progresso.
Renan
ResponderExcluirComo vai? Percebo que você se interessou em escrever sobre o tema. Seu texto tem aspectos interessantes, e o principal é a preocupação com a formação do leitor. Acho, contudo, que você deve dar uma boa revisada em seu texto, principalmente na articulação entre as frases. O primeiro parágrafo, se você perceber, é uma grande frase – enorme, pouco clara por ser muitas em apenas um enunciado. O mesmo acontecerá em todo o seu texto. O conteúdo do que você escreveu é promissor, mas está muito prejudicado pela articulação desorganizada.