quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O sentido da leitura

Professor Miguel

     Estou enviando novamente outra versão da primeira postagem do blog. O texto anterior havia pensado em comentar alguns tópicos e não em um texto argumentativo. Já nesse segundo procurei me deter a um assunto só, e também uma melhor  organização textual,  segundo o que foi comentado em aula .

 O sentido da leitura

            Sabe-se que a leitura não é responsabilidade unicamente do educador. Há o interesse em saber como a leitura deveria ser ensinada,  visto que para as crianças lerem elas   por sua vez necessitam de ajuda. A compreensão deve vir do significado que o ouvinte ou leitor traz para a sua linguagem.
          Para compreender a leitura, os pesquisadores precisam considerar não somente os olhos (mecanismos da memória –atenção,ansiedade,compreensão de fala.) Todos esses fatores são referentes a leitura que fazemos em relação ao mundo existente.
          Entretanto, o treinamento de professores mostra a preocupação freqüente em sala de aula, onde o foco principal deveria ser  no que faz e não simplesmente no que sabe de conteúdo para passar para os alunos.
          Frente a essa possibilidade precisa-se observar de onde vem o significado sendo juntamente as palavras individuais para o entendimento, porque as crianças não ouvem a estrutura da superfície das suas palavras, mas percebe o significado que é desenvolvido.
            Pensando nisso o significado é inteiramente ligado a leitura  pois as crianças não  precisam ser muito inteligentes para aprender a ler, embora aprender a ler vai contribuir muito em sua capacidade intelectual.Os professores e outros adultos tem o papel decisivo na estimulação de leitura tornando esta possível com materiais que  façam sentido para eles e com o auxilio de um leitor mais experiente como guia.

                                                                               Marinês Neves Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário