Pensar sobre a leitura é ter a certeza de que não é responsabilidade única de qualquer parte. A aprendizagem necessita usar o conhecimento que irá reduzir a quantidade de informação que o cérebro deve processar é natural. Sabe-se que a visão não depende de nossos olhos,mas sim a quantidade que o cérebro busca alcançar no mundo de opções que se espera.
Visto que para ocorrer à leitura produtiva é preciso estar em um ambiente tranqüilo a qual a possibilite permanecer realizado, obtendo um maior entendimento. Há em algumas situações cotidianas em que ficamos ansiosos e isso nos prejudica no momento da leitura,pois a ansiedade causa VISÃO TÚNEL e um exemplo disso é quando as crianças não tem leitura previa
ou seja não conseguem interpretar o que estão lendo
A VISÃO TÚNEL é, portanto um risco de aprendizagem de leitura, porque o iniciante por definição não tem muita experiência. O papel do educador é estimular seus alunos a uma leitura significativa e que haja compreensão.
No entanto existe a preocupação em que os alunos entendam e possam refletir sobre o que estão lendo em sala de aula e também não apenas uma leitura superficial, mas sim prazerosa deixando de ser uma leitura por obrigação imposta pelo professor.
Marinês Neves Viana
Marinês
ResponderExcluirSua introdução tem problemas. Articula sem muita organização três tópicos: leitura, aprendizagem e visão. Cuidado: o leitor não deve ter a necessidade de costurar seu texto! Há problemas de formatação no teu texto e também de virgulação. Outra coisa: visão túnel não tem muito a ver com ansiedade, pelo menos diretamente!
Abraço
Miguel