Um elemento lingüístico que contribui para o sentido do texto é o significado convencional do item lexical, um exemplo é a palavra FOGO, que é de senso comum que é sinal de incêndio. Em textos mais extensos, os elementos que relacionam as diversas partes de um texto, formando uma coesão, são de importãncia para o leitor compreender o texto. Para compreender, o leitor tende a reduzir o número de personagens, objetos, processos, eventos, á medida que vai lendo. A leitura que permite isso é um texto coeso.
Isto não implica que ele seja um texto coerente, pois, o processo através do qual utilizamos elementos formais para fazer ligações necessárias a construção de um contexto é considerado uma estratégia cognitiva de leitura. Essas estratégias cognitivas regem comportamentos automáticos ,inconscientes do leitor.
Há dentro desses princípios várias regras, como por exemplo:
- A regra de recorrência , que explica a expectativa de que cnário textual apresente número limitado de personagens, objetos, ou eventos.
- A regra de continuidade temática, permite interpretar que se um tema é abandonado, o próximo tema deve estar relacionado.
- A regra de canonicidade agrupa vários princípios sobre a ordem natural do mundo,por exemplo, primeiro a causa depois a reação.
- O princípio da coerência que diz quando há duas interpretações conflitantes devemos escolher aquela que torne o texto coerente.
Bem, essas são algumas regras que eu acho mais importantes para uma boa compreensão do texto.
Everon Almeida Rodrigues

Everon
ResponderExcluirDê uma repensada no seu texto. Pense que você não precisa resumir nada, que não é necessário redizer o texto de Kleiman em outras palavras. O importante são as suas palavras, Everon, que partem do que você leu na teoria e avançam na direção de suas conclusões. Isso evitará a pretensão que vc estabelece na introdução de seu texto, de “falar por falar” sobre alguma coisa. Nosso blog é um espaço de reflexão, não de repetição. Em frente, vc tem capacidade!