quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aspectos importantes para a compreensão do leitor

Aqui falaremos sobre como a coesão, e outros aspectos são importantes para  a compreensão de um texto pelo seu leitor, e também como leitor faz esta compreensão.
Um elemento lingüístico que contribui para  o sentido do texto é o significado convencional do item lexical, um exemplo é a palavra FOGO, que é de senso comum que é sinal de incêndio. Em textos mais extensos, os elementos que relacionam as diversas partes de um texto, formando uma coesão, são de importãncia para o leitor compreender o texto. Para compreender, o leitor tende a reduzir o número de personagens, objetos, processos, eventos, á medida que vai lendo. A leitura que permite isso é um texto coeso.
Isto não implica que ele seja um texto coerente, pois, o processo através do qual utilizamos elementos formais para fazer ligações necessárias a construção de um contexto é considerado uma estratégia cognitiva de leitura. Essas estratégias cognitivas regem comportamentos automáticos ,inconscientes do leitor.
Há dentro desses princípios várias regras,  como por exemplo:
- A regra de recorrência , que explica a expectativa de que cnário textual apresente número limitado de personagens, objetos, ou eventos.
- A regra de continuidade temática,  permite interpretar  que se um tema é abandonado, o próximo tema deve estar relacionado.
- A regra de canonicidade agrupa vários princípios sobre a ordem natural do mundo,por exemplo,  primeiro a causa depois a reação.
- O princípio da coerência que diz quando há duas interpretações conflitantes  devemos escolher aquela que torne o texto coerente.
Bem, essas são algumas regras que eu acho mais importantes para uma boa compreensão do texto.       
                              
                                                                                Everon Almeida Rodrigues

Um comentário:

  1. Everon

    Dê uma repensada no seu texto. Pense que você não precisa resumir nada, que não é necessário redizer o texto de Kleiman em outras palavras. O importante são as suas palavras, Everon, que partem do que você leu na teoria e avançam na direção de suas conclusões. Isso evitará a pretensão que vc estabelece na introdução de seu texto, de “falar por falar” sobre alguma coisa. Nosso blog é um espaço de reflexão, não de repetição. Em frente, vc tem capacidade!

    ResponderExcluir