quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Relação Conhecimento X Compreensão

A aprendizagem da criança sempre foi motivo de preocupação dos profissionais da área da educação. A principal ferramenta no processo de aprendizagem é a leitura, leitura essa que provoca interação entre autor e leitor, através dela semeamos sabedoria e tomamos conhecimento sobre a visão de mundo de um autor, sua ideologia e tanto quanto mais seja de relevância aos leitores. Porém há uma problemática, muitos leitores, não restringindo somente às crianças e adolescentes mostram dificuldades na compreensão de textos, um dos fatores mais importantes nessa falha de compreensão e assimilação é a falta de conhecimento prévio.
Um aluno precisa estar ciente e interado ao assunto para que haja maior entendimento, o conhecimento prévio varia desde lingüístico, textual a conhecimento de mundo, o que também podemos chamar de biblioteca interna, todavia se o leitor não tem conhecimento do assunto tratado ele terá dificuldades na compreensão, esse conhecimento prévio deve ser ativado no ato da decodificação da leitura. Automaticamente fizemos um processo de seleção, o contexto é de grande importância, pois é através dele que fizemos nossas escolhas, nossos paradigmas, desde o processo de fala à compreensão das situações.
Portanto para que haja maior assimilação da leitura deve-se ter a consciência de que sem um conhecimento prévio significativo, que pode variar de formal á informal, de lingüístico a textual, o leitor tenderá a criar lacunas na sua compreensão, as pessoas necessitam de informação para interpretar as situações do mundo. Logo os profissionais da área de ensino devem auxiliar no processo de formação do leitor, servindo como suporte e tendo noção que o autor e leitor devem estar na mesma sintonia, isto é no mesmo nível tanto no ato de transferência de informação como no recebimento.

                                                                                     Renan Moraes

Um comentário:

  1. Renan

    Há pequenos problemas de virgulação em seu texto e, também, problemas mais sérios, como algumas frases siamesas (aquelas frases enormes, que, na realidade, são vários enunciados indevidamente aglutinados). Os problemas formais de seu texto, assim, prejudicam a leitura do conteúdo do que você escreveu e prejudicam a compreensão do que você tem a dizer... e você tem algo a dizer! Revise seu texto.

    ResponderExcluir