Existem formas de leituras e de compreensão de texto, entretanto muitos objetivos podem ser alcançados ou ficarem mais claros à medida que diferenciamos as estruturas textuais. Em um texto denotativo, cujo caráter é informativo, a leitura é feita para esclarecer e nos deixar informados do conteúdo, com metas pré-determinadas de esclarecimento ou de informações.
Outra forma de texto é o conotativo, esse por sua vez deve ser apreciado, essa leitura nos faz entrar no universo de cada autor, e sentir uma sensação de prazer pelas palavras que nos mostram possibilidades, que geralmente não são exatas e podem ser apenas fruto da imaginação do poeta, percebemos a importância dessa leitura, porque através dela saímos um pouco da forma sistemática, repleta de obrigações e tarefas programadas em nosso dia a dia, essa leitura nos permite dar asas à imaginação, geralmente essa forma poética não é exata e até nos faz questionar-se sobre as possibilidades. Em um romance, você entra na história, vivencia, cria sue universo, essa é uma leitura de imersão.
Conforme o texto é necessário proceder com algumas condutas definidas, por exemplo: se você vai procurar um nome em uma lista de telefone, você vai procurar na letra do nome da pessoa, não sendo necessário ler toda a obra, a leitura dessa forma já é direcionada, contem um caráter denotativo somente com o poder da informação, enquanto isso a leitura em caráter conotativo, como poesia, contos, fabula etc., é utilizado mais para a apreciação e relaxamento, sendo assim uma leitura prazerosa.
O que é importante frisar, no sentido voltado para o universo da leitura é o impacto que causa no leitor, no sentido denotativo leva uma gama de informações aos leitores, mas de uma forma caracterizada e bem direcionada pelos aspectos de definição das notícias, manchetes, crônicas dentre outros.
E no aspecto conotativo, o impacto é genial, faz com que o leitor crie seu universo, com segmentações diversas, pode ser uma literatura interpretativa, mas na maioria dos casos ela tem o poder de fazer-nos desfrutar, em um momento de relaxamento da mente e do corpo.
Um aspecto na leitura é que existem formas determinadas, por exemplo, se a leitura for feita sem uma obrigação ou sem um direcionamento, com o tempo ela será esquecida, todavia servirá como exercício além de proporcionar um acréscimo cultural, em outro tipo de leitura, quando ela exige uma apresentação ou a necessidade de um resumo, trabalho, enfim dessa forma haverá um armazenamento e uma melhor compreensão do tema.
Quando o leitor formular hipóteses de leitura, utilizando-se do seu conhecimento prévio reconhecendo os elementos formais mais visíveis e de alto grau de informatividade a leitura terá um caráter de verificação para confirmação ou refutação e revisão, podendo assim criar uma série de estratégias para a compreensão. Ao formular hipóteses, e ao testá-las terá um melhor esclarecimento, poderá reconstituir a estrutura textual, estará ativando o seu conhecimento prévio, enriquecendo, refinando, checando essas estratégias levando a uma melhor compreensão. Na utilização de estratégias metacognitivas o leitor exerce controle consciente sobre o processo de compreensão, pode assim: revisar, auto indagar ou até mesmo corrigir, este é um bom ponto de partida para um desenvolvimento textual.
Joelson Luís Alves
Joelson
ResponderExcluirGostei de suas considerações. Cuidado, contudo, com a estrutura de seus enunciados. Vc está produzindo frases siamesas, que prejudicam o conteúdo do que vc tem a dizer. E noto que vc está cheio de idéias!