quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aspectos fundamentais para compreender melhor a leitura

Muitas vezes, principalmente na escola, a leitura só é compreendida quando a ela é submetida um objetivo. Geralmente a leitura serve como base para ser feito um resumo ou apenas para responder algumas questões, e assim, o aluno acaba não prestando atenção no conteúdo do texto em geral, mas quando há um trabalho a ser feito a cerca do texto ele é lido com mais atenção e o aluno busca principalmente as informações necessárias para realizar o trabalho designado pelo professor. Porém, mesmo quando todo o texto é lido com atenção a maneira de compreensão pode variar dependendo do tema proposto.
Quando são estabelecidos determinados objetivos em uma leitura chamamos este ato de estratégia metacognitiva, que pode ser definida como a consciência que o leitor tem sobre o próprio nível de compreensão durante a leitura. A estratégia metacognitiva ocorre quando o leitor decide se já entendeu o conteúdo do texto ou não, se precisa retomar a leitura, ou se já pode parar, pois já a compreendeu.
Além dos objetivos, a formulação de hipóteses construídas no decorrer do texto facilita ainda mais a compreensão. O leitor deve imaginar o desencadeamento de algumas situações que o texto não trás totalmente esclarecidas, ou argumentos que passaram despercebidos ao longo de sua leitura, seja por ter ‘pulado’ uma palavra ou até mesmo um pequeno desvio de atenção enquanto lia, e assim, formulando certas hipóteses, mesmo onde ocorreu um certo afastamento de atenção o entendimento do texto poderá ser realizado.
Sendo assim, percebe-se que ao ler é fundamental estabelecer certos objetivos dentro da leitura e estabelecer determinadas condições, ou hipóteses, onde para o leitor não ficou totalmente claro, e com esses dois aspectos a leitura poderá ser compreendida com mais prontidão.

Gisandra Cemin da Rocha

Um comentário:

  1. Gisandra

    Seu texto se baseia em uma leitura correta que vc fez de Kleiman. Acho, porém, que há certos problemas de linguagem, principalmente em algumas frases, que estão desarticuladas (no 3º parágrafo e na conclusão). Mas gostei de saber que vc já tem noções do como a leitura se dá... Dê apenas uma revisada nas estratégias metacognitivas.

    ResponderExcluir