segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Princípios importantes de um texto

Alguns especialistas abordam a existência de diversos elementos de significação que dão sentido ao texto. Há em vista a idéia de elementos formais, sendo que o conjunto desses pode se chamar de coesão. Diante disso afirmam-se também alguns princípios que são ligados a estrutura de um texto.
Pensando nesses fatores referentes à construção de um determinado texto. Sabe-se da necessidade de elementos gramaticais apresentados em um contexto. Entretanto cabe ao leitor concretizar o significado da leitura que faz. Um exemplo disso é o seguinte: A palavra CACHORRO –“escrito num aviso na porteira de um sítio. Entre os elementos gráficos, para textuais que entram em jogo estão o tamanho de letra, que deve ser legível á distancia, o fato de a palavra estar em uma placa e não num quadro negro em sala de aula”.
O exemplo mostra-nos o conjunto de elementos que formam a ligação que se chama coesão, ou seja, o primeiro entendimento de um texto o leitor possa achar vago, mas que são visíveis diversas interpretações. No texto do autor Bransford McCarrel, nos mostra outro fator o aparecimento da palavra procedimento três vezes, e a palavra coisa duas vezes; e também o artigo definido - os materiais.Entretanto faz o leitor procurar algum outro elemento- ambas estariam se referindo ao mesmo objeto.
A partir disso há a necessidade de princípios, entre eles se destaca o princípio da canonicidade. Um exemplo referente a esse elemento é de que “a ação antecede ao efeito que a ação antecede ao resultado”. E ainda relaciona-se a Linearidade que estabelece relação, ou seja,quando a ordem não é linear,seqüencial então a leitura pode se tornar mais complexa.
Enfim, para se entender e analisar de uma forma que possa haver um melhor entendimento é necessário a existência do sentido que o próprio leitor faz de toda a estrutura a ser construída tanto gramatical como cognitiva de quem lê.


                                                                    Marinês Neves Viana

Um comentário:

  1. Marinês

    Percebo que você leu o texto proposto na disciplina e que se esforçou, mas pergunto: o que há de você no que você escreveu? Acho que devemos usar leitura para avançar em pensamento, não para ser base de resumos. Sei que na escola no ensinam que o resumo é importante... e realmente ele é importante, mas na medida em que ajuda a pensar. Em poucas palavras: é ferramenta, não deve ser produto final. Dê uma lida em seu post e pergunte a si mesma: “o que eu quis fazer ao postar esse texto”?

    ResponderExcluir